1 de agosto de 2008

Oi, posso ser seu fã?

O post de hoje não vai ser tão extenso (bom pra quem é preguiçoso, ruim pra quem não tem nada o que fazer...), mas as idéias andam rareando e as chances de escrever os posts estão cada vez mais difíceis de se achar também. Como eu não quero quebrar a sequência de posts consecutivos irei postar assim mesmo.

Falando em coisas pouco agradáveis, como falta completa de idéias para textos divertidos e extensos, sabem qual é a coisa que mais me dá raiva nesse mundão véio e sem porteira?
Chutar quina de mesa.

Sério mesmo, deve a coisa mais irritante EVER, imagina só, você está lá, feliz da vida indo à cozinha pegar seu pacote de biscoitos preferidos quando, por um lapso, um descuido, uma fatalidade, você acerta o dedo mindinho com toda a força na quina da mesa da sala. Você segura o grito xinga ferozmente aquele maldito objeto inanimado, aperta os dedos dos pés e cerra as mãos e pronto, não há mais anda que você possa fazer. Só que a dor lancinante ainda está lá e não tem mais ninguém pra você culpar pelo acontecido.

Tirando este fato acredito que a coisa mais irritante do mundo são os malditos fãs incondicionais, de qualquer que seja o assunto pelos quais eles sejam fanáticos.Sério, existe coisa mais irritante do que um panaca que não só julga saber tudo o que se há para saber sobre determinado assunto como também jura por Deus nosso senhor que aquilo é a melhor coisa que alguém já fez na história da humanidade?

Fãs incondicionais são em sua grande maioria pessoas que tiveram seu livre arbítrio e sua capacidade de raciocínio carcomidas pelas próprias falácias com as quais defendem seus ídolos. Um fã incondicional força-se tanto a acreditar que o J.R.R. Tolkien é um deus ou que a Hannah Montana é a nova Messias que eles esquecem de cuidar um pouco da própria dignidade. Passam a usar camisas com fotos, não perdem um documentário/show/reportagem sobre o assunto, desperdiçam dias não só pesquisando sobre o assunto, mas também procurado aqueles que possam estar difamando seus astros e bolando maneiras de puni-los o mais severamente possível.

Todo mundo conhece um fã incondicional. Não que eles sejam tão numerosos assim, mas eles são tão evidentes que é impossível você nunca ter visto alguém assim. Aquela menina que só fala em como o o último filme do High School Musical foi simplesmente perfeito, ou aquele cara que não admite de forma alguma que alguém diga que o último CD do Metallica foi chatinho eles são facílimos de se achar. Pessoas que se auto-esteriótipam (se é que exista essa palavra...) e se tornam cartazes ambulantes para seus heróis.

Eu acho essa galera simplesmente insuportável, pois eles não tem NENHUM outro assunto pra tratar com você, a não ser aqueles que invariavelmente envolvam os cabelos da Avril Lavigne, a atitude revolucionária do Paulo Coelho ou a genialidade do Raul Seixas. Essa galera fica ainda mais evidente na internet já que por aqui ninguém pode socar sua fuça quando você escreve "NINGUÉM É, FOI, OU SERÁ QUASE TÃO BOM QUANTO O JIMMY HENDRIX!! NÃO ADIANTA SEUS OTÁRIOS!". Eu poderia entrar em alguma comunidade do orkut agora e procurar por algum relato desses, mas eu tenho certeza absoluta que algum de vocês já se deparou com uma situação dessas. Eu particularmente parei de postar na comunidade do Pink Floyd, já que lá Deus tinha rosto, idade e tocava guitarra, sem contar é claro que sempre que alguém mostrava um disco de alguém tocando as músicas da banda o segundo comentário do tópico era invariavelmente "Legal, mas não chega nem aos pés do Pink Floyd", não duvido que os caras nem sequer tenham ouvido aos discos, na verdade eu tenho certeza, pois acredito que um panaca desses considere uma heresia a Filarmónica Britânica tocar as músicas de Pink Floyd, e não, isso não foi um exagero.

Só que a coisa mais chata de um fã incondicional não é nem de perto isso tudo que eu citei acima. O pior deles é a necessidade de doutrinar todo mundo a adorar seu deus particular. Eu nunca gostei de doutrinadores, nem quando o assunto é religião, acho uma coisa forçada e escrota já que sempre parece que eles estão querendo vender alguma coisa desesperadamente, o que não deixa de ser uma verdade, e caso você não compre sua alma esta fadada a apodrecer no mais profundo martírio por toda a eternidade. Só que a coisa se torna mais imbecil ainda quando a idéia vendida é a que você tem que idolatrar o Justin Timbelake. Todo fanatismo é estúpido, mesmo sendo esse um comportamento natural do ser humano, porém é o fanatismo incondicional que faz um cara escrever dezenas de cartas pro Iron Maiden, encher o quarto de coisas de Star Wars, ou jogar um avião num prédio comercial. Os fanáticos não parecem mais tão inofensivos assim, ?

Claro que um fã dos Jonas Brothers nunca iriam cometer um ataque suicida à Disney ou sei lá o que, mas a incontestabilidade e incondicionalidade com que esse tipo de fã têm pelo seu ídolo é tão assustadora que você chega a pensar que caso seu ídolo um dia resolva dominar o mundo ele fatalmente conseguirá, ou vai chegar bem perto disso.

E sim, eu realmente ponho um fã incondicional de Rebelde no mesmo patamar de um Homem-Bomba.

blog comments powered by Disqus