4 de julho de 2008

Promoção pra quem?

Bom como pode ser percebido (ou não) o O DÊ EFE sofreu algumas pequenas, para não dizer mínimas, modificações. A maioria de ordem estética e/ou por causa do novo sistema de comentários, porém foda-se isto, vomos prosseguir para o magnífico post de hoje.

Existem certas técnicas de marketing agressivo que sã bastante conhecidas, dar brindes ou criar promoções ousadas são algumas delas. Porém o grande lance dessas promoções era que eleas, pelo menos aparentavam, beneficiar somente ao cliente. Era o famoso "Junto três rótulos de lata de leite condensado, envie numa carta e concorra à um caminhão de prêmios" ou simplesmente as escovinhas que vinham grátis na compra de duas garrafas de detergente.

Só que isto viorou coisa do passado. De algum tempo para cá eu tenho obsrvado promoções que nem se quer escondem suas intenções de furtar todo o dinheiro que uma pessoa tenha. As ditas "promoções" não só nos oferecem brindes completamente ridículos, como também nos fazem pagar algum extra por isso.

Temos um exemplo claro rolando nos dias de hoje. A Coca-Cola, que outrora era dona das melhores promoções de vale-brindes, como os "Ioiôs da Coca-Cola" ou as "Mini garrafinhas antigas da Coca-Cola", resoolveu que não bastassem suas últimas promoções completamente ridículas (lembrem-se dos GELOUCOS ou daquelas merdas que se juntavam, que foram anunciadas pelo Luciano Hulk. Sério mesmo, até hoje eu não consigo acreditar que alguém juntava tampas de garrafas para trocar por aquela merda inominável e completamente inútil) resolveu que agora não bastava os prêmios serem absurdamente idiotas, nós teríamos que pagar por eles.

O mais impressionante, porém, é que as pessoas realmente pagam para ter uma corda escrota com pegadores em forma de garrafinhas. Não só pagam, como pagam MUITO CARO, se não me engano é necessário quatro rótulos mais quatro reais para que você possa ser contemplado com uma "cordinha da Coca-Cola". E caso você seja um dos sortudos à tirar (num dos milões de pacotes de cordas que foram fabricados) um dos dez mil vale "Coke-Player", serás agraciado com o tal aparelinho. Tecnicamente este seria o único motivo para alguém participar desta promoção, mas se for ser pesado na balança, uma pessoa precisaria trocar algumas centenas de pacotes até conseguir o bendido prêmio. Agora contem comigo crianças: Lata de Coca-cola custa no mínimo um real mas a média nacional é de um e cinquenta, quatro delas são por volta de seis pilas. Fazendo uma rápida conta chegamos a conclusão que você vai pagar DEZ PILAS por uma maldita corda, mas se você realmente quiser o maldito Coke-Player irás precisar de pelo menos algumas dezenas de pacotes (se você for sortudo). Com isto você já poderia ter comprado pra você um Ipod e mandado todos os malditos bebedores de Coca tomarem no seus respectivos cus.

Eu tentei achar alguma foto decente da parada para poder exemplificar o quão dantesca é a construção (e elaboração do produto, que, acredito eu, não tenha levado mais de dez minutos) do troço, mas não consegui achar nada de útil, logo o Google que nunca havia falhado comigo, foi fazê-lo logo hoje.

Eu sinceramente acho que a Coca-Cola está fazendo mais certo do que nunca. Afinal aproveitar-se da estupidez humana é algo que todos nós deveriamos fazer. Uma raça de pessoas que gasta centenas de reais em "Cordas da Coca-Cola" não merece nada mais que uma tomada de rabo escrota e dolorosa. E mais, ainda irão falar bem da marca, comprarão mais ainda e serão felicíssimos com o fato da Coca-Cola continuar pensando tanto neles. O mais legal disto tudo é que ainda tem gente que acredita que a empresa está querendo incentivar a prática de esportes com estas cordas. A não ser que "Foder-se" seja um esporte catalogado pela Coca-Cola eu não vejo como vender cordas à dez reais pode incentivar alguém a fazer alguma coisa.

Sinto realmente muitas saudades dos Ioiôs ou das garrafinhas. Além disso tenho medo das outras marcas que vivem exclusivamente do Marketing (como fábricas de bebidas alcoolicas e refrigirantes) aderirem à mesma moda. Aí sim, nunca mais veremos as promoções de camisas do Guaraná Antarctica, ou os pratos de tira-gosto da Brahma, ou pior que isso, nunca mais ganharemos um copo semi-triângular ao comprarmos um Whisky Grants. É uma pena, mas é uma tendência.

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