26 de junho de 2008

Mazelas virtuais

Bom, voltando à minha rotina de enclausuramento doméstico, que deverá se manter até que meu carro volte da concessionária, acabei caindo na mazela de não fazer nada relativamente interessante, ao ponto de ter que parar para pensar no que raios eu ia escrever hoje para vocês. Era mais prático quando eu saía de casa e no meio do caminho encontrava dois babuínos se digladiando por um pedaço de charque, a escolha pelo que eu ia escrever era bem prática e rápida, porém isto não acontece quando você está enfurnado na sua casa sem fazer absolutamente nada, por isso forcei minha mente para escrever algo que valha a pena ser lido.

Então eu me toquei que a resposta estava mais perto do que eu podia esperar, na verdade eu estava usando a resposta por todo o tempo, só que não sabia disso. Meu magnífico computador, sim esta máquina que uso para redigir (na maioria dos casos) os textos deste blog, para abrir o MSN e ignorar 90% dos meus contatos e também para cutucar no orkut. Mas você pode estar se perguntado "Caralho! O que tem demais no seu PC que possa ser usado para escrever por aqui?". A resposta meu caro amigo, é simples. Meu computador, a muito, contraiu uma mistura de lepra com rubéola cibernética, algo que poucas vezes eu havia presenciado em minha nerdica existência. E não foi só o fato dele ser completamente debilitado que me chamou a atenção, mas sim como ele continua vivo após a sequência (Adeus trema de merda! Eu não preciso me preocupar se tenho que pôr você ou não! Viva a reforma do português!) de maus tratos e crises pelas quais ele tem passado.

Posso relatar com cuidado e precisão cirúrgica alguns dos sintomas e a época em que apareceram além de explicar-vos como tais mazelas afetaram na utilização de meu PC. O primeiro problema que lembro ter aparecido em meu computador foi a lepra na memória RAM. Lembro-me como se fosse hoje, a cerca de um ano e maio atrás, quando comprei minha magnífica máquina, como fiquei feliz em ter adquirido um PC com 512mb de RAM, pois a cerca de seis meses atrás meu PC passou a me lembrar o quão maravilhoso isso é, pois ele decide quando vai ligar com toda sua memória, ou quando ligará com 256 de RAM, ou com nenhuma (nestes casos ele simplesmente não liga). Aí você pode pensar agora "Oras Motta, deixe de ser imbecil, ta na cara que isso é um mau contato/placa de RAM ruim" seria se eu não já tivesse trocado as duas e limpado os locais onde elas são instaladas. Sim o problema acabou não tendo solução, e graças a isto hoje em dia tenho que passar por uma sessão de cerca de 10 "liga e desliga" o PC até que ele resolva iniciar com todo o seu potencial de memória RAM.

O segundo problema apareceu logo depois deu ter me acostumado com o primeiro, pareceu algo do tipo "Não tá achando ruim? ENTÃO TOMA!" e eu tomei, um direto no meu orifício. Um dia ao ligar meu computador, notei que ele estava rodando os aplicativos com uma lerdeza acima do suportável, abri as propriedades do Meu Computador, pra ver se eu havia ligado com 256 e não tinha notado, quando me deparei com uma coisa inexplicável. Estava lá “900MHz 512 MB de RAM" caralho! Meu PC deveria ter pelo menos um giga e meio de processamento! Desliguei e liguei novamente, quando vou verificar novamente vejo um maravilhoso "899MHz", o que eu pensei na hora? Fudeu. Reuni meus conhecimentos nerdicos com o de meus conhecidos (também nerds, veja que divertido) e chegamos à conclusão que eu teria que ficar arrumando o processamento (não sei nem se esta palavra existe, se não existir, fodam-se, vocês captaram a idéia) no SETUP do computador TODA VEZ que rolasse esta putaria. Até hoje eu tenho que fazer isto, pois nem um técnico de informática conseguiu resolver este problema sem que a solução fosse "Compre uma placa mãe nova". Ora, vá se foder! Se a solução for comprar uma coisa nova, então para mim não é solução! Já pensou se toda vez que a gente tivesse uma gripe tivéssemos que comprar um par de pulmões novos? Ia ser uma merda.

O último problema
relevante que assola meu PC começou a acontecer a menos de uma semana atrás. Ao ligar minha problemática máquina fui surpreendido por aquela mensagem que diz "Seu computador foi desligado de forma escrota, você deseja: a) Iniciar normalmente; b) Iniciar no modo seguro c) Iniciar com a última configuração válida" Como havia sido EU à desligar o computador pela última vez então não vi problema em ligar meu PC na opção "a", eis que a tela escurece e o computador reinicia, a mensagem aparece novamente. Opção "b" na cabeça, desta vez a tela escurece sobem centenas de letras na tela, que fica negra novamente e o computador reinicia novamente. Sobra-me somente a opção "c" e advinha só? Tela preta, letras e REINICIA! Resta-me então somente uma coisa à fazer: abrir o PC socar suas placas internas e torcer pra não ter fudido tudo ainda mais. Por um milagre o computador voltou a funcionou, só que está mais capenga do que nunca. De fato agora ele trava até quando eu resolvo matar minha nostalgia jogando uma partidinha de Brasfoot.

E quanto à vocês meus caros leitores (eu falo isso caso vocês tenham tido saco de ler até aqui)? Que mazelas já atingiram (ou atingem) seus computadores? Ignorando a extrema nerdice com qual esta pergunta soa, eu gostaria de saber pelos comentários se sou somente eu que convivo com estas putarias cibernéticas.

Grato.

0 Comentários: