6 de agosto de 2008

Falar mal é uma arte

Bom, passei alguns dias enrolando vocês descaradamente, mas não foi por maldade. Eu só queria escrever alguma coisa que fugisse do padrão "Falar mal de alguma coisa", já que esse esquema é muito comum e convenhamos, fácil de se fazer.

Afinal de contas não há nada mais fácil (e divertido) do que falar mal de alguma coisa, a mesma situação se repete na confecção de um texto. Simplesmente não há nada mais simples do que escrever alguns parágrafos difamando alguém ou uma coisa aleatória.

E para prová-los que eu não estou balelando sobre o assunto irei dar um exemplo prático disto, farei alguns breves parágrafos falando mal da primeira coisa aleatória que vier na minha cabeça. Um momento para pensar.

Tema escolhido: Finais de filmes.

Carregando texto... Por favor aguardem.

Texto carregado.
---

Sabem qual é uma das coisas mais interessantes à respeito de uma produção artística? O fato de como elas podem ser sumariamente destruída somente por um final porco.

Existem dezenas, centenas, talvez até milhares de exemplos dessas situações, não somente no cinema, onde é, com toda certeza, o lugar onde mais facilmente se encontram homônimos para esses casos, mas também é fácil achar livros que foram completamente fodidos pelo final escroto que apresentaram. Um destes livros é o famoso "senhora" de José de Alencar, onde nosso nobre escritor opta, sem pudor nenhum, pela grana fácil ao invés da imortalidade como um gênio ao reatar o casal protagonista do livro. Como já disse um professor de literatura meu (eu não me lembro qual foi, se você ler esta frase e se identificar como autor da mesma, então eu estava falando de você) "José de Alencar poderia ter inaugurado o Realismo, se sagrado um gênio, mudado completamente a literatura de uma época, porém, ao invés disso juntou o casal no final do livro e fez de Senhora só mais um livro romântico" neste caso eu só dar uma risada e pensar "Rá, se fodeu!" Só que aí eu me toco que fora eu que havia passado anos estudando tudo o que esse maldito já havia escrito e também o fato do miserável ter morrido rico. A bem da verdade quem se fodeu fui eu né... Mas vamos com isso.

Além deste exemplo literário não poderia faltar o exemplo mais clássico de todos, os filmes. Filmes têm essa magnífica capacidade de serem destruídos por uma ou duas cenas mal colocadas, e acredito que essa seja a magia da coisa, pois este é o grande desafio de um filme: fazê-lo durar duas horas sem cair na tentação de fazer uma cena horrível que inevitavelmente foderá a película. Lembro-me de um filme que assisti faz pouco tempo na televisão, um suspense/terror chamado "Horas de horror", nada que me criasse muita expectativa à respeito do roteiro, mas melhor do que assistir Alien pela milésima vez no FX. Só que o filme acabou se desenrolando de uma maneira bem interessante: A história de uma psiquiatra que é seqüestrada, junto com seu marido e uma "amiga", por um maníaco que ele havia tratado à muito tempo. O filme segue a linha do terror psicológico, recorrendo aos joguinhos doentios e crueldade excessiva do antagonista, o que me deixou bem interessado no filme. Só que lá pro final (mas bem pro final MESMO) a própria psicóloga começa a ficar meio maluca e sádica e aí o filme desanda loucamente. As cenas ficam desconexas, alucinações se confundem com realidade sem nenhuma distinção a mulher arranca o próprio dedo e PAM! O filme acaba. assim, do nada. Sem explicações, detalhes, dicas, nem aquele climinha de final suspenso ficou, o filme simplesmente foi cortado no meio de uma cena qualquer e o diretor resolveu que aquela era uma boa hora de terminar o filme... Não preciso dizer que eu fiquei puto com essa merda de filme.

Além disso...

---

Ops, parece que eu me empolguei e o texto ficou maior do que eu esperava, mas isso acontece por que quando a gente começa a falar mal de alguma coisa, não dá pra parar. É uma coisa completamente compulsiva, você fala mal do jeito que a mulher atuava, então se lembra como as roupas dela eram completamente horríveis e faziam ela parecer uma panaca e putz! Como você poderia esquecer do fato de mesmo sendo cega ela fixar o olhar nas coisas¹. Por isso é tão difícil não escrever falando mal sobre alguma coisa.


-Oe! Eu Sô CEgA MAs EnXErgO! LOlOlloLol! Sacaniei!

Só que eu estava precisando variar um pouco, então o que eu fiz? Fiz um post sobre escrever mal de alguma coisa e ainda escrevi mal sobre ALGUMAS coisas. Bem esperto huh?

Agora vou parar com esta enrolação e criar vergonha na cara para escrever alguma coisa realmente decente da próxima vez. (Ou não)

--------

¹: Caso você não tenha entendido, simplesmente veja "A Vila" e observe a cega de melhor visão do mundo inteiro.

blog comments powered by Disqus